Bem Vindo!

"somos todos bizarros,

e isso é que nos torna normais, pois a arte de

ser bizarro é jamais cometer a loucura de ser um

sujeito normal."























































Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vítimas da internet sentem vergonha e culpa em denunciar:

O contato começa pela internet, mas termina na cadeia. No último ano e meio, a policia anunciou a prisão de 10 homens que violaram mulheres depois de as conhecerem pela internet, uma média de detenção a cada dois meses. No entanto os números estão bem longe da realidade; há casos que não são registrados, pelo medo das vítimas em denunciar o que lhes aconteceu. Isto é argumentado pela Associação de Apoio a Vítima (APAV).


Segundo a polícia, os detidos têm entre 16 e 45 anos. Já as vítimas, foram mulheres e crianças de ambos os sexos, todos com a mesma particularidade: Conhecem a vítima por chats de conversação ou redes sociais pela internet. Alguns depois de um tempo passam a trocar mensagens pelo celular até chegar ao contato físico.

Um dos casos divulgados pela polícia foi o de uma jovem de 16 anos que conheceu um rapaz de 17, através do Hi5, e foi conduzida por ele e mais quatro indivíduos a um lugar deserto e foi vítima de violação. A polícia conseguiu capturar 3 dos acusados.

A APAV disse que esta é uma realidade preocupante. A realidade deste tipo de crime resultante do contato pela internet é muito mais dramática do que os casos que são denunciados. Muitos dos que não são denunciados são em grande maioria os mais graves, porém as vítimas sentem envergonha em denunciar, se sentem constrangidas em ter de fazer exame para comprovação do crime.

Segundo psicólogos essa seria a explicação das poucas denuncias, a vergonha e a culpa. O alvo das abordagens pela net é, sobretudo, composto por crianças e jovens, que por si só são populações vulneráveis, Consideram-se culpadas, e por isso nçao recorrem a ninguém.

Portanto é mais eficaz a abordagem preventiva, com ações de informação e esclarecimento em escolas. Porém embora os jovens estejam cada vez mais conscientes dos riscos da internet, muitos estão em idades que querem arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário